O horário de verão para quem administra servidores é um problema, pois cada ano começa e termina num dia diferente do ano anterior. Muita gente muda “na unha” a hora da máquina, o que é errado: deve-se ensiná-lo que o que mudou foi apenas a hora local.
Para isso siga os passos:
1. Crie um arquivo com o nome do fuso e extensão zic. No Fedora/RedHat/CentOS pode ser, por exemplo, /usr/share/zoneinfo/Brazil/East.zic para o fuso Brazil/East. Adicione o seguinte conteúdo:
Rule Brazil 2009 only - Oct 18 00:00 1 -
Rule Brazil 2010 only - Feb 21 00:00 0 -
Zone Brazil/East -3:00 Brazil BR%sT
Note, logo na primeira linha, a data e hora de início do horário de verão, seguido pela quantidade de horas que serão alteradas no fuso. No nosso caso, apenas uma hora a menos (de GMT-3 passaremos a ter GMT-2, que causa o efeito de uma hora a mais). A segunda linha traz quando termina, e a terceira os dados do fuso atual.
2. Você precisa “compilar” esse arquivo ZIC, use o comando:
zic /usr/share/zoneinfo/Brazil/East.zic
Será criado o arquivo /usr/share/zoneinfo/Brazil/East, que contém as informações compiladas sobre a alteração.
3. Agora é só substituir o seu /etc/localtime por esse arquivo gerado:
cp /usr/share/zoneinfo/Brazil/East /etc/localtime
Pronto, seu Linux saberá quando começa e quando termina o horário de verão. O único problema é que alguns serviços precisam ser reiniciados para que assimilem a mudança.
Na internet existem alguns servidores de tempo, que permitem que você sincronize seu relógio. No brasil existem 3 servidores do Observatório Nacional. Para atualizar o seu relógio com esses servidores, digite o seguinte comando:
ntpdate a.ntp.br b.ntp.br c.ntp.br
Pronto, seu Linux está preparado para as mudanças de horas necessárias. Lembre-se de todo ano repetir o processo.
Comments